quarta-feira, janeiro 15, 2025
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Um agradecimento pelo ano por Fábio Kielberman

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Um agradecimento pelo ano bomvalor

Olá, meus amigos!

Que grande ano vivemos em 2022! Um enorme agradecimento por tudo o que conquistamos juntos – mais recentemente, com minha chegada como CEO da Bomvalor, uma companhia que certamente irá ficar ainda mais forte em 2023, atingindo resultados espetaculares em crescimento.

Ainda me sinto em um novo ambiente em diversos momentos – muito embora já me sinta em casa há tempos. Isso se deve à característica dinâmica da nossa organização e à potência única de nosso time: um grupo de profissionais movidos pela obsessão pelo cliente e dispostos a redefinir nossos modos de trabalhar.

Ao longo deste ano, conquistamos muito; aproveitamos ao máximo as oportunidades que surgiram e encantamos nossos clientes. Mas, também enfrentamos desafios, recalculamos a rota e fomos além.

Olhando para o nosso horizonte, sei que estamos bem-posicionados para a jornada em 2023. O que podemos afirmar é que seguramente teremos desafios e oportunidades chegando, e o essencial é que estejamos preparados.

Por isso, convido a todos para refletirem acerca da grande jornada que tivemos em 2022, aproveitando esses últimos dias que nos restam para, junto aos amigos e familiares, comemorar a chegada de um novo ano. E que, assim, tenhamos inspiração e energia para um 2023 de muito sucesso.

Boas festas a todos e obrigado pela confiança!

Lidando com o ser humano por detrás do crachá

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Lidando com o ser humano por detrás do crachá

Lidar com o ser humano que está atrás do crachá continua sendo desafiador para empresas, líderes e colegas de trabalho.  

Isso porque é muito importante lembrar que este ser humano é muito mais do que um cargo, do que performance e resultados. O velho conselho de deixar os problemas quando se entra na empresa só funciona na teoria, mas na prática somos feitos de histórias, pensamentos, sentimentos, emoções, pequenos e/ou grandes traumas, sonhos e necessidades.  

Então, o primeiro e mais árduo passo é a transformação da cultura, de modo que o cuidado com as pessoas não seja apenas um discurso.

E, como toda transformação cultural, a vontade e a mobilização das ações para lidar com a saúde é da alta direção e não apenas do RH. 

Outro passo importante é que as pessoas precisam de um espaço onde possam ser reconhecidas, sentir que pertencem e que seu trabalho tem sentido, ouvir e serem ouvidas, serem vistas e aceitas na sua individualidade.  

Parece mágico quando abrimos espaços de diálogo genuíno nos quais é permitido falar de incômodos, de realizações, de sonhos, de medos. Promover encontros nos quais cada um possa se olhar e olhar para o outro como ele é, além de desenvolver os líderes para promover esses diálogos através do cultivo de um campo de confiança mútua. 

Assim, perceber o ser humano que está atrás do crachá significa criar uma cultura para a saúde psicorrelacional através de conversas autênticas e empáticas, com a intenção de acolher os diferentes e as diferenças.

Esse pode ser um pequeno grande passo rumo à criação de um campo para que a saúde possa ser cultivada e fortalecida nas organizações.

Por que as lideranças correm mais risco de burnout?

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BURNOUT LIDERANÇA

A média liderança está esgotada e apresenta riscos mais altos de burnout entre os trabalhadores de escritório. É que aponta uma pesquisa recente do Future Forum, da Slack Technologies.

O estudo, que entrevistou mais de 10 mil funcionários nos Estados Unidos, Austrália, França, Alemanha, Japão e Reino Unido, indica que 43% dos gestores intermediários se dizem esgotados profissionalmente e com alto risco para burnout – enquanto na liderança sênior esse percentual é de 37%, entre os executivos de 32%.

Na força de trabalho geral, o percentual de entrevistados que se sentem com burnout ficou em 40% – um aumento de 8% para a última edição da pesquisa, realizada em maio.

No Brasil, a percepção de que a média liderança também sai mais desmotivada e esgotada após dois anos de pandemia existe entre diretores de RH de grandes empresas. Em encontro fechado, realizado em maio, executivos que comandam a área de recursos humanos indicaram a preocupação de olhar, treinar e desenvolver a média gerência.

Leia mais aqui: https://sindeprestem.com.br/media-lideranca-corre-o-maior-risco-de-burnout-indica-estudo/

Como ficará o valor para aquisição de carros em 2023?

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Como ficará o valor para aquisição de carros em 2023?

Com o final de ano chegando, algumas dúvidas surgem em meio a todo o público envolto do mercado de compra e venda de carros: o que esperar do ano de 2023? O valor dos carros vai baixar? Superamos a crise?

Atualmente, é visível que o mercado está aos poucos mostrando uma regularização em seus fatores produtivos. O marketplace, mesmo em baixa, mostra uma recuperação gradativa dos efeitos da saúde mundial, além também dos conflitos geopolíticos, que criaram inúmeras crises globais e principalmente nacionais, onde a falta de semicondutores fez com que o mercado elevasse o tíquete médio de venda, para assim cobrir as necessidades da montadora e principalmente de componentes.

Desse modo, os veículos encareceram tornando cada vez mais difícil a compra de um zero km. Então, nós podemos dizer que o ano de 2022 serviu para regularização do mercado, onde de forma eficiente o setor automotivo se manteve forte e positivo. O chão para 2023 já está bem visível dentro do panorama econômico brasileiro.

O mercado está crescendo evidentemente, mesmo com suas dificuldades que o atacam de todos os lados, e, para fomentar este crescimento, nós devemos apontar o enorme crescimento do setor eletrificado aqui no Brasil, já que a eletrificação deve servir de base para o futuro automotivo.

Os carros zero km devem aumentar de valor até meados final do primeiro semestre, já que os juros estão aumentando, a Selic está em alta, e o mercado ainda segue se reposicionando após fortes abalos geopolíticos e econômicos, que afetaram a saúde do setor de forma mundial.

Porém, podemos imaginar que com a finalização destes fatores, o mercado de zero km possa baixar o seu valor, seguindo as legislações de redução de impostos, principalmente com a redução do IPI que torna os produtos mais acessíveis.

E, outra previsão que podemos fazer é sobre o estouro da bolha dos modelos usados, com a queda de valor dos usados no mercado. Os modelos em 2021 ficaram até 24% mais caros dependendo do ano de produção e já podemos ver refrações da queda deste segmento, uma vez que entre abril e junho de 2022 o segmento de usados teve uma queda de 7,5%.

Para 2023, podemos esperar um mercado bem aflito sobre a situação fiscal de autoridade no Brasil, onde um enorme crescimento do mercado eletrificado pode continuar ou não em sua crescente, dependendo de algumas ações ponderadas pelo poder público.

Podemos estimar que o segmento de carros em geral deve seguir uma alta de preços, e logo depois uma queda, no caso dos modelos zero km. Já os usados devem continuar uma decrescente até a bolha dos modelos usados estourar.

Vejamos o que virá por aí!

Fonte: https://www.agoramotor.com.br/valor-dos-carros-vai-baixar-2023/

Como avaliar um imóvel para investir?

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Como avaliar imóveis para investir?

Se você é iniciante no mundo dos investimentos no mercado imobiliário, deve aprender o que é importante sobre a avaliação de uma oportunidade para comprar imóveis e estar sempre se desenvolvendo no assunto.

Você deve pensar sempre em longo prazo. Antes de qualquer coisa, é preciso definir quanto pode gastar e qual o tipo de imóvel que deseja comprar. Você quer investir no ramo comercial? Deseja investir em um apartamento ou, até mesmo, em uma casa? Esse é o passo mais importante do processo.

Depois disso, você terá de avaliar uma oportunidade para comprar imóvel baseando-se na localização do imóvel, na sua garantia de locação e até mesmo no estado de conservação daquele empreendimento. Leia as minhas dicas e aprenda um pouco mais sobre como conseguir fazer um bom investimento.

Com as dicas a seguir, você correrá menos riscos de errar na hora de fazer o seu próprio investimento, garantindo uma boa qualidade de vida para o seu futuro.

1) Faça uma pesquisa de mercado: avalie o que está em alta
Pela internet, tente avaliar a procura por locações e por compra de imóveis. Que tal tentar encontrar empreendimentos que estejam dentro do seu próprio orçamento? Isso vai ajudar você a conseguir ter uma boa noção sobre o que pode estar em alta.

2) Defina um preço a ser gasto: procure empreendimentos dentro do seu orçamento
O que você esta disposto a gastar? O dinheiro que você possui é a sua única reserva? Tudo isso conta na hora de fazer uma compra consciente.

3) Se você for fazer um financiamento, avalie sua situação de crédito
Se você ainda não possui o dinheiro do montante, nada melhor do que ir até o banco e fazer uma simulação do dinheiro que será gasto.
Um teste para ver se o valor financiado condiz com a sua capacidade de pagamento mensal é tentar guardar todos os meses os valores que você se propôs a pagar.

4) Analise a localização e estado do imóvel
De que adianta ter um imóvel muito barato, mas que precisa de uma serie de reformas? Pense nisso antes de tomar a sua decisão.

Pense nesses pontos e faça boas escolhas!

Compreendendo o universo dos leilões

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Compreendendo o universo dos leilões

Se você quer economizar dinheiro e comprar bens com valor abaixo do preço de mercado, saber como funcionam os leilões é uma ótima maneira de atingir este objetivo. Confira a seguir os principais aspectos de um leilão.

Trata-se de uma venda pública, da qual pessoas físicas ou jurídicas, maiores de 18 anos podem participar. O vencedor é aquele que oferecer o maior lance, desde que esteja acima do valor mínimo definido em cada lote.

Em leilões presenciais, mistos ou online, o item a ser leiloado é apresentado com um valor mínimo de lance. Assim, em dia e horário marcados, é aberta a rodada de lances. Aquele que dá o maior lance é vencedor. Vale ressaltar que cada tipo de leilão tem suas peculiaridades, como por exemplo: Leilões presenciais só permitem lances de pessoas presentes no local. Já o leilão misto, permite lances de maneira híbrida, tanto dos presentes no local quanto no auditório virtual. O leilão online, pode receber lances de pessoas em diversas localidades por meio de plataformas eletrônicas. 

Uma das vantagens em participar de leilões é o valor dos bens. As origens podem ser as mais diversas, como por exemplo bancos, órgãos públicos, seguradoras e até mesmo empresas. Trocas de frota ou até mesmo fechamento de empresas podem soar como uma oportunidade para quem deseja economizar. Outra vantagem dos leilões é relacionada ao poder público, que pode fazer a conceção de aparelhos públicos, praças, parques e afins a fim de arrecadar recursos de maneira transparente e eficiente.

Antes de participar de um pregão é importante pesquisar para evitar cair em golpes e surpresas relacionadas aos bens ofertados. Sempre leia o edital completo e se certifique de que está fazendo negócios com uma instituição idônea. 

Investimentos alternativos, rentabilidade e baixo risco

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Investimentos alternativos, rentabilidade e baixo risco

Os investimentos alternativos são ativos financeiros ligados à economia real, que não sofrem com a volatilidade da bolsa de valores. São chamados de não convencionais por não se enquadrarem nos moldes dos mercados tradicionais. Por esse motivo você não encontrará essa modalidade de investimento em bancos ou corretoras. Esses investimentos estão ligados a negócios em que o investidor pode se tornar sócio ou financiar empreendimentos. Alguns deles são:

  • Ativos judiciais
  • Mercado imobiliário
  • Agronegócio
  • Setor Comercial
  • Geração de energia distribuída

Essa categoria, que até pouco tempo era disponibilizada apenas para grandes investidores, tornou-se mais acessível por conta de diversas plataformas digitais voltadas a esses negócios. Se você busca novas alternativas de investimento, essa é uma oportunidade rentável e de baixo risco.

Como arrecadar bens em leilões online com segurança

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É sempre importante ressaltar que, apesar dos pontos positivos de se participar de leilões online, os consumidores estão vulneráveis a golpes e fraudes no momento da aquisição, pois muitos golpistas empregam a data para enganar as pessoas e provocar prejuízos.

De acordo com dados da Associação de Leiloeiros Oficiais do Estado de São Paulo (Aleoesp), mais de 2 mil sites de leilões falsos foram identificados desde 2019. Só no ano passado, o número de endereços falsos foi de 1.063, mais que o dobro em relação a 2020, que teve cerca de 510.

Devido à alta taxa de juros da economia e aos altos índices de endividamento, a procura pela compra de bens em casas de leilões vem crescendo, mas é necessário ter muito cuidado com a possibilidade de fraudes.

Diante disso, é necessário levantar algumas dicas:

  • Verificar se o site em que o leilão está sendo realizado faz parte das leiloeiras cadastradas no órgão fiscalizador e na junta comercial do Estado em que a pessoa reside;
  • Observar se os lotes apresentam informações como: processo ao qual o bem está relacionado, edital e matrícula do bem;
  • Entrar em contato no telefone oficial da leiloeira para certificar a veracidade do leilão;
  • Atentar-se ao conteúdo da página do leilão, se houver muitos erros de português, desconfiar;
  • Nunca realizar pagamentos por meio de Pix ou WhatsApp. Somente efetuar pagamento por meio de depósito integral em dinheiro, TED ou boleto. Quando realizar a compra, o arrematante deve enviar o seu comprovante ao leiloeiro, por meio da via exigida em edital para que se tenha a liberação da nota fiscal e do bem;
  • Pesquisar sobre a leiloeira, verificar se possui depoimentos de clientes e consultar os portais de reclamações de consumidores.]

Fique ligado!

ESG: como criar uma estratégia na sua empresa voltada à ecologia

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ESG: como criar uma estratégia na sua empresa voltada à ecologia

O Financial Times Lexicon descreve o ESG como um subconjunto de indicadores de desempenho não-financeiros que incluem questões sustentáveis, éticas e de governança corporativa, como o gerenciamento da emissão de carbono de uma empresa e a garantia de que haja sistemas para garantir a prestação de contas. 

Nesse sentido, o ESG é apontado como algo que uma organização de capital aberto deve fazer para atrair os investidores. As organizações de investimento agruparam empresas progressivamente sustentáveis em fundos. As empresas menores são atraídas para a ação pois as grandes organizações têm que transmitir suas práticas aos fornecedores. Se o seu parceiro de varejo for ativo e compatível com maneiras de operação consistentes com o ESG, é possível ser descartado como fornecedor. 

É necessário procurar práticas que facilitem um futuro sustentável e responsável. Segundo observado em um artigo recente da McKinsey sobre o Bloomberg New Economy Forum (NEF), Alan Jope, CEO da Unilever, disse: “qualquer empresa que queira permanecer relevante no futuro deve pensar em comportamento sustentável”. 

O “comportamento sustentável” abrange amplamente duas áreas interligadas: impacto climático e diminuição de resíduos. Iniciamos com as noções de carbono neutro, clima propício e líquido zero.

Varejistas como o Walmart se tornaram gigantes globais por estarem em harmonia com o desejo dos indivíduos de ter coisas novas com o melhor preço o tempo todo. Esses varejistas encontraram fontes importadas mais baratas para itens que costumavam ser vendidos localmente. Eles exploraram todos os modos de transporte globais disponíveis para levar esses itens ao varejo e, em seguida, empregam sua escala para diminuir ainda mais os preços básicos de materiais. Os compradores foram atraídos por novidades e ótimos preços. Foi uam adaptação normal. 

Básicamente, o que levaría um comprador a eleger um fornecedor em vez de outro não se resume ao preço: hoje em dia, leva em conta fatores como: de que maneira a empresa gerencia sua participação em programas sociais ou se engaja com uma instituição de caridade local? A disposição do comprador de gastar pensando em sua consciência felizmente não culmina em impactos ambientais. 

Um dos principais argumentos contra uma organização ser ativa em causas sociais é que as questões sociais estão se polarizando. Todos nós nos lembramos do comentário de Michael Jordan sobre não tomar posição sobre uma certa questão politicamente carregada pois os indivíduos do partido político oposto também compram seus tênis. Sua decisão sobre o benefício que você pode criar com suas operações de comércio virtual não precisa ser alicerçada em uma questão polêmica. É necessário se concentrar nessas ondulações e encontrar formas de fazer a diferença. 

Por mais que tudo seja sobre marketing, o mercado com consciência tem o poder de pegar os aspectos cínicos e torná-los úteis. Uma declaração para os clientes e funcionários é fundamental: essa é a melhor forma de contribuir para a nossa comunidade, bem como para as outras comunidades que influenciamos. Não é preciso mais do que isso. 

O fato de o ESG ter se tornado não somente uma maneira de as organizações se comportarem de maneira mais sustentável, no entanto também uma estrutura para um veículo de investimento, fala alto sobre sua longevidade como uma maneira de realizar negócios. Organizações de qualquer tamanho necessitam iniciar a operar de uma maneira que incentive a sustentabilidade não somente dos recursos naturais e materiais, mas também do relacionamento entre nós. 

Conhecer seu cliente é seu maior diferencial competitivo. Você sabe por quê?

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Conhecer seu cliente é seu maior diferencial competitivo.

Por Fábio Kielberman

Vivenciamos um mercado cada vez mais competitivo, por isso é tão necessário saber quais as estratégias mais impactantes e qual a real percepção do cliente com relação ao que consumiu.
É fundamental identificar onde está o ponto de convergência entre a evolução de dados e a expectativa dos clientes. Se antes a dificuldade era conhecer o consumidor através de seus gostos, preferências e navegação, hoje o desafio está em fazer o uso assertivo desses dados gerados a fim de proporcionar a verdadeira experiência que o cliente deseja lá na ponta.


Vamos considerar que “ponta” é a interação com a empresa: do gatilho que gerou o conhecimento da marca até o pós-venda, resolvendo as mais diversas questões.


O grande desafio das marcas atualmente é justamente direcionar a melhor estratégia que atinja o consumidor desde a conquista até a entrega dentro dessa jornada. Isso se agrava quando envolve o conceito de Omnichannel, onde a experiência é integrada através de múltiplos canais e dispositivos e o cliente é ponto focal na jornada, já que esse desafio se torna múltiplo e escalável.


Os dados só entregam a experiência quando impactam positivamente a percepção do cliente e quando seu ciclo de vida gera rentabilidade para as marcas. É preciso destacar em todas as reuniões o que é acionável para as equipes táticas e operacionais, o que é desejado pelo cliente e o que está ao alcance da empresa no que diz respeito às entregas aos seus consumidores.


Lembrando que a experiência é um circuito de sistemas integrados de alta potência e complexidade com recursos objetivos e subjetivos. Com um bom planejamento, investido e aplicado, quem vai dizer se está dando certo é sempre o cliente!