quarta-feira, maio 22, 2024
HomeEquipe BomvalorAs vantagens do leilão no período da entressafra açucareira no Brasil

As vantagens do leilão no período da entressafra açucareira no Brasil

Embora o Brasil seja um solo fértil que produz açúcar o ano todo, há um período sazonal, no qual a produtividade cai muito e, por isso, trata-se da melhor etapa da colheita para realizar a manutenção em usinas de cana-de-açúcar.

Nas usinas de etanol e açúcar, é bastante comum que a colheita comece em maio e possa durar até novembro. Após esse período, começa uma outra época chamada entressafra, que nas usinas de etanol e açúcar costuma ocorrer entre dezembro, podendo durar até abril.

A entressafra ocorre no período anterior à colheita, e é nessa etapa que é realizada uma série de manutenções nas usinas de etanol e açúcar, incluindo a manutenção preventiva em:

• Turbina a vapor
• Redutor de velocidade
• Termoelétricas
• Partes
• Acessórios
• Componentes

A manutenção preditiva nas fábricas serve para evitar uma paralisação não programada na indústria, o que resulta em um prejuízo no lucro. “A cana-de-açúcar, que é a matéria-prima utilizada pelas usinas, é perecível e tem um tempo definido para ir à trituração“, explica.

A manutenção durante a entressafra é essencial para garantir a produtividade e a competitividade do setor sucroenergético.

Esse tipo de manutenção permite identificar possíveis falhas e programar o planejamento da manutenção. Um estudo do Plant Performance Group descobriu que a adoção da manutenção preditiva gerou economias de até 75% nos custos de manutenção para várias empresas.

No período de entressafra, a produção continua, mas apenas 10%  a 15% das usinas continuam produzindo, de modo que o Brasil continua fornecendo açúcar para os mercados interno e externo, mas o volume abastecido diminui. Com essa redução, o preço no mercado global tende a aumentar.

Se você é um importador e planejou bem, certamente negociou um bom contrato com serviço anual e fornecimento garantido durante a baixa temporada.

É possível comprar açúcar com o Brasil durante todo o ano, mas o melhor período para negociar é o início da entressafra entre abril e maio.

Nesse período de entressafra, vale lembrar o quanto os leilões online podem se configurar como uma ótima alternativa para vender equipamentos usados, de modo que os ativos que não sejam mais de serventia obtenham o melhor preço no mercado, alcançando compradores de diversos lugares do Brasil. Isso porque, frequentemente, ese tipo de modalidade de negócio resulta em lucros maiores do que o cliente tinha em mente.

As máquinas não são apenas vendidas em leilão quando uma empresa está falida, mas sim em empresas e fábricas ainda em funcionamento. Uma vantagem de leiloar equipamentos usados, por exemplo, é que você pode vender várias máquinas simultáneamente, e essa opção é frequentemente usada por grupos com várias fábricas. 

As máquinas pertencentes a um grupo de empresas, mas em fábricas diferentes, podem ser vendidas de uma só vez.

Confira abaixo algumas vantagens de promover leilões no período de entressafra:

1. Processo rápido e retorno

Um leilão é imediato, além de ser rápido, fácil e eficiente.

2. Sem negociações intermináveis

As pessoas que dão lance em um leilão estão comprometidas e concordaram com as condições de venda. Você não precisa se comprometer e gastar muitas horas em negociações, discussões e barganhas. 

3. Maior lucro por licitação competitiva

Durante os leilões, os compradores entram no fluxo da competitividade, gerando maior lucro aos vendedores e melhor possibilidade de negocios aos arrematantes.

4. É sempre um bom momento para leilões, em tempos econômicos bons e ruins.

As pessoas adoram vendas. Da mesma forma, mesmo quando a economia não vai tão bem, as pessoas ainda vão aos leilões, pois eles são uma força constante na sociedade.

Fique ligado nessas possibilidades e faça bons negócios!

Equipe Bomvalorhttps://www.bomvalor.com.br
Nós somos da equipe de marketing da Bomvalor. Postamos os artigos e principais notícias relacionadas à empresa, suas soluções e o mercado de leilões e blockchain.
Posts relacionados

Mais lidos

Comentários recentes