quarta-feira, maio 22, 2024
HomeNegóciosAs vantagens e os benefícios de participar de um leilão

As vantagens e os benefícios de participar de um leilão

Por Fábio Kielberman

Ouvimos falar muito em leilões, mas será que conhecemos quais benefícios essa prática nos traz? Vale a pena lembrar as vantagens de se participar de um leilão para estar de olho nas oportunidades e fazer os melhores negócios.

A principal vantagem dos leilões é, sem dúvida, o valor. Em 99% das vezes, os bens ofertados estão com valor de lance inicial bem abaixo do mercado. Já para aqueles que desejam vender, o leilão é a garantia de previsibilidade e rapidez do pagamento. Nos leilões, sabemos que sai vencedor quem oferecer o melhor preço ou a melhor oferta.

Os leilões judiciais são, geralmente, divididos em duas rodadas: na primeira, a oferta mínima é o valor da avaliação do imóvel. Na segunda rodada, o valor sai bem abaixo, variando entre 40% e 60% da avaliação original. Um aspecto importante sobre os leilões, e que acontece mais comumente nos extrajudiciais, é que com a criação do novo Código de Processo Civil, não é necessário ter dinheiro à vista para participar dos leilões judiciais.
Em muitos casos, é possível apenas dar uma entrada de 25% e parcelar o restante do pagamento em 30 meses. O lance à vista prevalecerá ao lance parcelado. A comissão do leiloeiro de 5% do valor do arremate também deve ser paga à vista. O leilão tem dia e hora para começar e suas regras são conhecidas publicamente em edital. Os interessados deverão disputar entre si, até que vença quem der o maior lance.

Na hora de fazer uma arrematação é recomendado ser paciente e fazer uma pesquisa de mercado antes de dar o seu lance. É sempre bom entender se a localização do imóvel é boa, o tipo de ocupante e o valor de mercado real. Os leilões podem parecer complicados, mas o ecossistema da Bomvalor, por exemplo, oferece todo auxílio, facilita o cadastro e o acompanhamento do evento, além de oferecer valores e oportunidades únicas no mercado.

Posts relacionados

Mais lidos

Comentários recentes