Por Adriano Baltazar Lay
A primeira etapa a ser feita para poder participar dos leilões online e dar seus lances é um cadastro que irá habilitar sua conta. Para isso, é necessário acessar o site da casa leiloeira e preencher as informações solicitadas para criar uma conta válida. Entre elas estão os dados pessoais, endereço e contato. Para finalizar o cadastro, geralmente, é preciso encaminhar alguns documentos através de upload ou por e-mail, como a cópia do comprovante de endereço atualizado, cópia da identidade ou CNH e cópia do CPF.
Isso está em evolução e a identidade digital já é uma realidade, sendo adotada pelos principais leiloeiros oficiais e casas leiloeiras. Se não for pessoa física, e sim jurídica, o titular do contrato, ou seu representante legal, provavelmente precisará apresentar também a cópia do contrato social da empresa. Em geral, o processo de validação demora algumas horas, e ocorre, no máximo, em até um dia útil. Além disso, é obrigatória a leitura das condições de venda. Afinal, cada leilão tem circunstâncias específicas, de acordo o tipo de bem a ser leiloado.
Portanto, o procedimento de leitura e aceite dos termos do acordo deve ser repetido em todo leilão que você desejar participar. Com a chegada da era blockchain, a tendência é que o processo de habilitação se torne cada vez menos burocrático e mais seguro.
Entenda o que é o processo de habilitação em leilão
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