Por Felipe Bignardi
Em meio às opções de investimento no Brasil, o mercado imobiliário é um dos setores que mais chamam a atenção. Pensando nisso, vale a pena conhecer os principais indicadores na seleção de uma cidade para investir em imóveis. Conheça abaixo os fatores a serem considerados:
- Qualidade de vida – Esse é um critério relacionado à segurança pública, renda per capta, escolaridade e infraestrutura, sendo essencial levá-lo em conta na hora de escolher uma cidade para investir em imóveis.
- Rentabilidade – Aqui, o comprador calcula o retorno sobre o seu investimento (ROI). Mas, vale ressaltar que esse critério é relativo, já que a valorização de imóvel acompanha uma série de fatores externos à propriedade.
- Mercado imobiliário – Esse indicador oferece um panorama do mercado, demonstrando se o interesse de venda subiu ou despencou em relação ao ano anterior.
- Desenvolvimento – O desenvolvimento de uma cidade pode ser avaliado pelo que ela já é e o que pode se tornar. Cidades grandes estão constantemente na beira de seu desenvolvimento e, por isso, o preço por m² costuma ser alto. Municípios menores entregam um campo maior de oportunidades para o investidor, que pode comprar o imóvel na baixa e revender na alta.