quarta-feira, maio 22, 2024
HomeEquipe BomvalorReflexões sobre o passado e o presente na era da tecnologia

Reflexões sobre o passado e o presente na era da tecnologia

Por Ronaldo Sodré Santoro

Trago a vocês hoje uma provocação não apenas minha, mas bastante recorrente por parte das pessoas que acompanham a transformação cultural da nossa época.

Depois de passar por todas as etapas para me transformar num leiloeiro, percebi a mudança, ou, como eu gosto de dizer, o tsunami da Internet, que mudou tudo e arrastou quem não estava atento.

O Ronaldo de hoje, com um olhar e um coração no futuro, mantém esta divagação quando pensa na relação que a leiloaria tem com o mundo e o quanto ela pode ter uma real expansão e representatividade no nosso país.

Atualmente, eu revivo um sentimento muito parecido de quando projetei os leilões eletrônicos.

Claramente temos grandes oportunidades para mudar o cenário atual e defendo que a blockchain é a nova Internet. Ela já é considerada uma das mais importantes revoluções tecnológicas dos últimos anos, será o caminho para uma grande mudança de paradigma na leiloaria.

Desde que tive meu primeiro contato com esta tecnologia, em 2016, percebi que realmente vamos criar e viver a cultura da transformação.

Sabemos que é preciso reaprender a nos comunicarmos com os compradores que vivem imersos num mundo onde a verdade está combalida, há desconfiança em relação a quase tudo.

A tecnologia de registro valoriza a garantia que o leilão traz em relação à procedência do bem. A compra em leilão é muito mais confiável, porém, os consumidores ainda não têm percepção em relação a isso.

A blockchain permite que o usuário esteja no centro como o verdadeiro protagonista. Ele precisa ter ferramentas claras e intuitivas para encontrar o que busca, seu poder de escolha precisa ser ressaltado e ele deve sentir total segurança no que será feito com seus dados, durante todas as operações que envolvam a compra e venda de seus bens. Teremos a mistura perfeita entre a tradição, o conhecimento e a tecnologia.

Novamente, digo que teremos um tsunami. A blockchain é uma realidade, assim como a internet foi há 2 décadas e que, por desconhecimento, muitos tinham receios e demoraram a adaptar seus negócios.

A tecnologia vai organizar a confiabilidade, a transparência e o cuidado com os dados, através do grande cartório digital que é a blockchain, somado à fé pública (leis).

A blockchain tornará os processos mais claros e significativos para os consumidores, que terão redobrada garantia e segurança em relação aos seus dados, os da procedência de suas compras e de toda transação comercial.

Posts relacionados

Mais lidos

Comentários recentes