quinta-feira, maio 30, 2024
HomeEquipe BomvalorComo ficará o valor para aquisição de carros em 2023?

Como ficará o valor para aquisição de carros em 2023?

Com o final de ano chegando, algumas dúvidas surgem em meio a todo o público envolto do mercado de compra e venda de carros: o que esperar do ano de 2023? O valor dos carros vai baixar? Superamos a crise?

Atualmente, é visível que o mercado está aos poucos mostrando uma regularização em seus fatores produtivos. O marketplace, mesmo em baixa, mostra uma recuperação gradativa dos efeitos da saúde mundial, além também dos conflitos geopolíticos, que criaram inúmeras crises globais e principalmente nacionais, onde a falta de semicondutores fez com que o mercado elevasse o tíquete médio de venda, para assim cobrir as necessidades da montadora e principalmente de componentes.

Desse modo, os veículos encareceram tornando cada vez mais difícil a compra de um zero km. Então, nós podemos dizer que o ano de 2022 serviu para regularização do mercado, onde de forma eficiente o setor automotivo se manteve forte e positivo. O chão para 2023 já está bem visível dentro do panorama econômico brasileiro.

O mercado está crescendo evidentemente, mesmo com suas dificuldades que o atacam de todos os lados, e, para fomentar este crescimento, nós devemos apontar o enorme crescimento do setor eletrificado aqui no Brasil, já que a eletrificação deve servir de base para o futuro automotivo.

Os carros zero km devem aumentar de valor até meados final do primeiro semestre, já que os juros estão aumentando, a Selic está em alta, e o mercado ainda segue se reposicionando após fortes abalos geopolíticos e econômicos, que afetaram a saúde do setor de forma mundial.

Porém, podemos imaginar que com a finalização destes fatores, o mercado de zero km possa baixar o seu valor, seguindo as legislações de redução de impostos, principalmente com a redução do IPI que torna os produtos mais acessíveis.

E, outra previsão que podemos fazer é sobre o estouro da bolha dos modelos usados, com a queda de valor dos usados no mercado. Os modelos em 2021 ficaram até 24% mais caros dependendo do ano de produção e já podemos ver refrações da queda deste segmento, uma vez que entre abril e junho de 2022 o segmento de usados teve uma queda de 7,5%.

Para 2023, podemos esperar um mercado bem aflito sobre a situação fiscal de autoridade no Brasil, onde um enorme crescimento do mercado eletrificado pode continuar ou não em sua crescente, dependendo de algumas ações ponderadas pelo poder público.

Podemos estimar que o segmento de carros em geral deve seguir uma alta de preços, e logo depois uma queda, no caso dos modelos zero km. Já os usados devem continuar uma decrescente até a bolha dos modelos usados estourar.

Vejamos o que virá por aí!

Fonte: https://www.agoramotor.com.br/valor-dos-carros-vai-baixar-2023/

Equipe Bomvalorhttps://www.bomvalor.com.br
Nós somos da equipe de marketing da Bomvalor. Postamos os artigos e principais notícias relacionadas à empresa, suas soluções e o mercado de leilões e blockchain.
Posts relacionados

Mais lidos

Comentários recentes