domingo, maio 19, 2024
HomeEquipe BomvalorBlockchain já está impactando a experiência do cliente: da gestão ao rastreio...

Blockchain já está impactando a experiência do cliente: da gestão ao rastreio de ativos

A arrancada da digitalização, registrada a partir da pandemia, ajudou a ampliar o foco da tecnologia blockchain no mundo dos negócios. Anteriormente associada às operações de criptomoedas, ela avançou em mercados que até então se mostravam refratários, até por falta de entendimento de que ela é um pilar fundamental para assegurar a autenticidade e a certificação de uma transação, perpetuando, de forma inalterável, toda alteração a que for submetida, podendo, portanto, transformar a maneira como vemos a internet atualmente.

Para aqueles que não estão familiarizados com a blockchain, gostaria de retomar alguns conceitos muito importantes. O ponto fundamental desta discussão, e que deve ser lembrado, é que falar de blockchain é falar sobre dados, banco de dados, troca, registro, guarda, rastreio, autenticação e tudo e muito mais sobre dados. A base de estrutura de confiança, a meu ver, divide-se em três pilares fundamentais e transformadores: o fato de ser distribuída em rede, imutável e segura.

Distribuída em rede, a blockchain conta com a estrutura de um livro-caixa, composto por blocos de informações ou transações verificadas por uma rede de registros “correntes” em tempo real, na forma distribuída, para todos que integram essa rede (P2P). Cada bloco (ou persona) que compõe essa rede é validado e adicionado ao ‘livro-caixa’ de toda a blockchain, de forma sequencial e organizada por correntes de interesse ou origem dos registros dos dados, e cada persona registra, guarda ou armazena os dados por direito ou interesse.

A blockchain também é imutável, o que lhe atribui a característica de autenticidade. Uma vez que um bloco é validado e inserido no livro-caixa da rede blockchain, ele é codificado, recebe uma espécie de carimbo permanente do tempo, e é publicado na rede como em um livro público de dados, sendo sempre inspecionado pelas demais partes, seja por interesse ou por direito sobre aquele registro, feito em tempo real. Qualquer alteração de dados na rede só é possível por meio de novas averbações na linha do tempo, invalidando ou alterando os dados anteriores. Ou seja, apagar e deletar é impossível e, com isso, os dados tornam-se auditáveis para sempre.

Além disso, a blockchain é segura, elemento este fundamental na construção da confiança. Cada bloco (registro) é protegido por um “hash”, um “DNA” único, criptográfico, que garante a segurança do dado de cada bloco adicionado aos livros-caixa por toda a rede blockchain (P2P), e ao longo de toda a linha do tempo, que sempre é única no momento em que cada registro acontece. Como isso se dá de forma infinita e perpétua, a origem dos blocos e dos dados registrados em todas as cadeias, e suas jornadas de registros distintos, têm a suas integridades garantidas por equação matematicamente, promovendo assim a verdade absoluta eletrônica dos dados ou informação, e ainda, à época em que aconteceram.

É interessante observar como isso beneficia a todos os clientes, consumidores, usuários ou grandes e médias empresas e os intermediários, porque criamos em nossa blockchain nossos tokens digitais – sejam eles Valores Mobiliários, Valores Imobiliários ou Valores Monetários – todos eles lastreados ao nosso modelo de negócio, garantidos por uma blockchain verde (baixo consumo de energia) de “blocos e correntes”, em um ecossistema de compra e venda de ativos reais criado a partir de um modelo de negócios já existente na Internet, sendo que, com o tempo, todos os marketplaces também poderão se conectar entre si através da nossa rede blockchain de intermediação de negócios, que é aberta a todos.

Nossa plataforma nasceu em 2019, e foi concebida com os princípios acima, já baseada em tecnologia blockchain verde de terceira geração. Não existe mineração de criptomoedas em nossa rede.

A Bomvalor é a rede blockchain que já reune diferentes atores de mercado com interesses distintos, sempre de forma autônoma e autêntica, e exclusivamente para gestão e rastreio de ativos e transações e que trafeguem de forma segura e 100% auditáveis em tempo real em nossos negócios, e a forma possível é através dos “Tokens Digitais”, ou seja, uma representação digital de um ativo de qualquer natureza mobiliário, imobiliário ou monetário. O que criamos já é previsto em legislações preexistentes e, portanto, podendo ser validado e garantido atualmente como o maior probatório jurídico digital na internet já visto até hoje.

Sua função é distribuir, negociar, transacionar, rastrear e registrar tokens digitais (o novo dinheiro digital), e com características matemáticas únicas de origem e de registro, para permitir que diversas cadeias de atividades correntes em tempo real aconteçam e participem de uma rede de negócios confiável, operando sempre de forma colaborativa (win-win), obrigadas a cumprirem regras de consenso já predefinidas em cada transação o que lhes garante total isonomia.

Por meio de contratos inteligentes, que são predefinições de atributos contratuais necessários para a realização das transações, codificando-se digitalmente estes atributos pre acordados afim de assegurar todos os fluxos de atividades das transações eletrônicas registradas em nossa rede blockchain, exatamente como é a função de um cartório tradicional, em que todos já conhecem em registros de documentos.

O uso deste Cartório (digital) Comprova em blockchain criado pela Bomvalor possibilita a uma maior quantidade de intermediários e vendedores organizar e elaborar grandes quantidades de atividades e processos que não são o core da operação propriamente dita, além de facilitar e simplificar a realização dos registros de todas suas atividades de compra e venda em leilão ou vendas por propostas dentro de nossas redes de negócios. Ademais, ainda oferece a possibilidade de crescimento de forma exponencial na quantidade e diversidade de tipos de ativos de origem Pública, Privada ou Judicial em nossas redes, sempre com as garantias democráticas de uma distribuição das oportunidades para todos os interessados, valorizando todo um setor, como é o caso dos leilões no Brasil, no qual desde 1996 estou envolvido e contribuindo para sua transformação digital.

Dessa maneira, estamos viabilizando que novas forças de vendas sejam criadas e desenvolvidas na internet, estamos devolvendo o poder regional e local, dando a chance a todos participarem de nossas redes de negócios, sempre com os princípios democráticos, da verdade absoluta, com neutralidade e autenticidade. Neste contexto, as partes envolvidas confiam que etapas e processos anteriores foram cumpridos e registrados, por excelência, ao longo de toda a jornada de um processo, negócio, transação ou contrato, e tudo mais que se relaciona ao nosso cotidiano de gestão e rastreio de ativos. A confiança será restabelecida na internet, decentralizando o “poder” (P2P).

O uso de tokens digitais associado ao valor monetário subjacente a qualquer negócio ou transação pode atrair mais players a participarem desse ecossistema, e facilitar a transferência de dinheiro digital em transações de qualquer tipo de negócio.

Adicionalmente, a tecnologia blockchain tem o potencial de reduzir muito os custos atrelados à operação que está sendo realizada, com a vantagem de proporcionar para seus clientes e usuários uma verificação mais suave e até instantânea sobre o que está sendo realizado. E isso deve ocorrer de forma natural, espontânea, o que pode atrair mais intermediários e/ou terceiros para fazer parte destes contratos eletrônicos, a fim de fornecer ou obter mais informações com total isonomia. Ao operarem, de forma integrada, dentro de uma plataforma blockchain registradora fornecida automaticamente para realizar diversas verificações que, de outro modo, seriam feitas de forma isolada, estamos reduzindo drasticamente o tempo e os custos das operações.

Como todo o processo de verificação é incorporado ao código, todos os dados averbados pelas partes nos contratos têm sua integridade e jornada asseguradas em cadeias de atividades de colaboração.

Todos nós deveríamos estar investigando e pensando de que forma a tecnologia blockchain muda todo o jogo nos negócios nas nossas vidas de maneira geral na Internet ao determinar um novo roteiro a ela, o da “Verdade Absoluta”, e como esta verdade pode impulsionar estes benefícios de excelência para toda a sociedade, levando ao ambiente digital novas garantias reais que nós – os verdadeiros donos da internet – precisamos tanto.

Bem-vindos à Web 3.0! Bem-vindos a 2023!

Um grande abraço a todos!

Posts relacionados

Mais lidos

Comentários recentes