quinta-feira, maio 30, 2024
HomeEquipe BomvalorA blockchain na saúde: a tecnologia revoluciona o setor da saúde e...

A blockchain na saúde: a tecnologia revoluciona o setor da saúde e veio para ficar

Os avanços da tecnologia blockchain não estão restritos apenas à área financeira. Considerada pelos especialistas como a tecnologia mais segura e rastreável de todas, a blockchain surgiu há 10 anos com o bitcoin. Mas a sua atuação tem se espalhado pelas mais diversas áreas, entre elas a de saúde. Isso porque uma das maiores preocupações desse setor diz respeito ao vazamento das informações. Podemos dizer que o futuro de ferramentas como a blockchain para a área de saúde é promissor. Em especial, porque essa estrutura possui o potencial para sustentar um sistema rigoroso de preservação de dados dos pacientes e, ao mesmo tempo, ampliar o acesso às informações sobre as descobertas e estudos científicos.

No mercado da saúdeO mercado de healthtech e algumas empresas de saúde já oferecem muitas soluções usando a tecnologia blockchain, que vão desde um sistema de armazenamento de dados, no qual os médicos podem manter os seus portfólios profissionais, até a possibilidade de os hospitais acessarem, com segurança, os dados dos pacientes e da equipe de colaboradores.

Os benefícios da blockchain na saúde incluem a proteção dos dados e a natureza descentralizada e transparente que a tecnologia possibilita. Com essa estrutura segura, ficam mais fáceis os relacionamentos entre os médicos, pacientes e instituições de saúde para a construção de um histórico completo que poderá ser acessado em situações futuras.

Conforme aponta o estudo Healthcare Rallies for Blockchain, realizado pela IBM até 2020, cerca de 56% dos gestores de saúde devem adotar o sistema para otimizar a troca de informações.

Apesar de ser uma tecnologia ainda pouco difundida no Brasil, a blockchain já é usada por várias empresas de saúde em países, como os Estados Unidos e o Canadá.

A SimplyVital Health, localizada em Watertown, em Massachusetts, já trabalha com a tecnologia blockchain. Por meio de um aplicativo, os pacientes e médicos têm acesso às informações de seus tratamentos, doenças e históricos de saúde. Além dela, a Coral Health, de Vancouver, no Canadá, usa funcionalidades da blockchain para acelerar os atendimentos, automatizar os processos administrativos e criar contratos inteligentes entre pacientes e médicos.

Um dos principais benefícios da blockchain é o controle e a rastreabilidade dos suprimentos hospitalares. Essa tecnologia armazena os dados cronologicamente em uma rede de um ponto ao outro. Além de controlar a origem dos remédios, os falsificados são automaticamente rejeitados. A empresa Blockpharma criou um aplicativo capaz de analisar a cadeia de suprimentos e verificar os pontos de sua remessa. Desta maneira, os pacientes descobrem se os medicamentos usados são os originais ou os falsificados.

Nos Estados Unidos, o Centro de Controle e Prevenção está usando a blockchain na saúde para monitorar as doenças e as possíveis epidemias. Com esses dados, os cientistas conseguem determinar onde e com quais padrões uma doença se originou. Todas essas contribuições da tecnologia blockchain fazem com que o setor avance cada vez melhor em prol da sociedade.

Equipe Bomvalorhttps://www.bomvalor.com.br
Nós somos da equipe de marketing da Bomvalor. Postamos os artigos e principais notícias relacionadas à empresa, suas soluções e o mercado de leilões e blockchain.
Posts relacionados

Mais lidos

Comentários recentes