Por Felipe Bignardi
O surgimento de novas soluções e a consolidação da Internet nas últimas décadas permitiram que esse mercado pudesse atrair um novo público-alvo e otimizar uma série de processos burocráticos.
Confira algumas mudanças que reforçam como a tecnologia impactou nos leilões:
– Publicação de leilões – Antigamente, era necessário checar os jornais e conferir os editais abertos, e as pessoas perdiam diversas oportunidades. Hoje, a situação está bem mais fácil. Os próprios leiloeiros postam um calendário completo com todas as suas oportunidades oferecidas. Com filtros e cadastros é possível até receber as melhores ofertas por e-mail ou ser impactado por anúncios na Internet.
– Edital – Este documento é a parte mais importante de um leilão, pois contém todas as informações referentes ao processo de negociação, incluindo valor e condição de pagamento. Sem a vantagem da tecnologia, o edital precisava ser publicado em um jornal de grande circulação na cidade ou região que iria abrigá-lo. Hoje, o edital pode ser lido e obtido facilmente na plataforma da casa leiloeira utilizada pelo leiloeiro responsável para fazer o leilão através da Internet.
– Pós-venda – A tecnologia otimizou o procedimento do pós-venda em leilões. Antigamente, além de ter que estar presente no local, a pessoa deveria ter toda a documentação exigida pelo edital em mãos e estar com o talão de cheque para efetuar o pagamento do bem e a comissão do leiloeiro. Com a modalidade online, o usuário tem mais facilidade para verificar todas as orientações para pagamento, podendo até mesmo realizar a transação via Internet.
– Participação democrática – No passado, um interessado em participar de um leilão deveria comparecer até o local onde estava acontecendo o pregão e atender a uma série de requisitos de documentações. Hoje, isso não é mais necessário. Com um dispositivo conectado à internet é possível participar e dar lances de onde a pessoa estiver. Isso ampliou a quantidade de participantes e deixou o processo mais transparente e simplificado.